Botânica no cotidiano do pantaneiro

Oficina de Botânica

A oficina de Botânica foi conduzida pelas professoras Janaína Guernica Silva e Maria Ana Farinaccio, pela técnica Simone Alves da Cunha Carvalho e pelas monitoras Dayane Germano da Costa e Ranielly Garcia da Silva. O título da oficina foi: Botânica no cotidiano do pantaneiro. A oficina aconteceu no dia 28 de agosto de 2021, as 10:30h, pelo Google Meet e contou com a presença de 21 alunas. 

A oficina de botânica visou aproximar as meninas da botânica, apresentando quatro plantas presentes na região pantaneira e com as quais elas possivelmente estariam familiarizadas: erva-mate (Ilex paraguariensis), mandioca (Manihot esculenta), bocaiúva (Acrocomia sp.) e camalote (Eichhornia sp.). Essas plantas se apresentam no cotidiano como alimentos, bebidas e até objetos de artesanatos e, ao evocá-las, objetivou-se o reconhecimento da presença das plantas no cotidiano como forma de combater a cegueira botânica. Além disso, o uso dessas plantas como exemplo foi um modo de apresentar alguns conceitos da biologia vegetal, da morfologia a anatomia, de maneira a facilitar seu entendimento.

Foram elaborados slides com fotos das espécies, uma dinâmica envolvendo desenhos e observação do ambiente em que as meninas estavam, além da adaptação de um vídeo sobre o ciclo de vida das plantas. Os slides também seriam utilizados para outra dinâmica para verificar se as meninas conseguiam reconhecer as espécies no seu dia a dia, apresentando produtos derivados – no caso, um bolo de farinha de bocaiúva, artesanato de camalote, embalagens feitas de mandioca e sabonetes feitos da folha de erva-mate. Antes das dinâmicas, as professoras e a técnica apresentaram suas histórias e conquistas através da ciência.

A realização da oficina teve contratempos em relação a distribuição do tempo, de modo que, enquanto as professoras se apresentavam, houve reelaboração dos slides, supressão de falas, algumas dinâmicas foram cortadas e a apresentação do vídeo foi reduzida. Apesar disso, o objetivo principal da oficina, de tentar aproximar a botânica das meninas, foi alcançado, o que pode ser observado a partir das interações entre as monitoras, alunas e professoras. Por ser a primeira oficina, a experiência e os resultados auxiliaram nos ajustes das demais oficinas.