Meninas Cientistas do Pantanal 2ª Edição (2023)

Sobre o projeto

A lacuna entre gêneros na Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM) tem sido assunto de discussões por décadas. Ainda que a quantidade de mulheres cientistas varie de acordo com a região, menos de 30% do total de pesquisadores do mundo são mulheres. Um estudo recente mostrou que a maior parte das meninas começam a se interessar por CTEM com 11 anos de idade, mas perdem o interesse por volta dos 15 anos.

Muitos fatores contribuem para esta discrepância observada entre o número de pesquisadores homens e mulheres, estando estas presente desde a infância até a conclusão de sua carreira e sendo elas reconhecidamente socioculturais. Muitos pesquisadores concordam que um grande fator impulsionando esta tendência é a falta de modelos femininos em cargos mais altos na academia – a falta de exemplos femininos na área de interesse representa um motivo chave para a desistência na continuidade de meninas e mulheres na ciência.

Este projeto tem como objetivo proporcionar uma vivência científica a meninas do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental II (de escolas públicas e particulares de Corumbá e Ladário), por meio de contato com as mais variadas áreas da Ciência em Oficinas realizadas no segundo semestre de 2023. Na primeira edição deste projeto (2021), conseguimos atingir 31 estudantes entre 10 e 17 anos. Todas as alunas que compareceram em pelo menos 75% das atividades propostas relataram que descobriram alguma área da ciência que gostam através do projeto e 33% delas afirmaram ter mudado de opinião quanto a carreira que gostaria de seguir, passando a considerar carreiras de CTEM.

A segunda edição visa dar continuidade a este projeto, contribuindo para a sensibilização de uma visão igualitária entre gêneros na ciência. O projeto contará com a presença de 30 meninas do Ensino Fundamental II de Corumbá e Ladário e cerca de 22 alunas de graduação do CPAN.

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