Iniciação Científica no Ensino Médio: Vivências de Estudantes da Educação Básica

2ª edição

Microbiologia

    Nesta oficina foi abordado relatos de experiências de quatro estudantes que foram contempladas com bolsas de Iniciação Científica do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica de Mato Grosso do Sul – PICTEC 2 2022-2023. Foi falado sobre o projeto de pesquisa em andamento “Potencial de bactérias para promoção de crescimento em hortaliças”, cujo objetivo é avaliar o efeito da inoculação de estirpes bacterianas promotoras de crescimento vegetal no cultivo de quatro diferentes hortaliças: Lactuca sativa (alface), Nasturtium officinale (agrião), Brassica oleracea (couve), e Eruca sativa (rúcula).Também foi discutido sobre: Desenvolvimento de pesquisa no Ensino Médio; Experiências em Laboratório; Bolsas de pesquisa; Feiras de Ciências, e Parcerias com a Universidade.

    O laboratório de Microbiologia apresentou uma pequena parte do que fazemos no nosso dia a dia. Teve início com a professora Fernanda e suas alunas do ensino médio, explicando o porquê de terem escolhido a ciência, como a ciência mudou a vida delas e como funciona o vestibular. Além de fazerem uma pequena introdução sobre o que é a Microbiologia.
    Depois, a professora Nayara apresentou os slides, explicando sobre a Microbiologia, como funciona, onde está presente no nosso dia a dia. Também, explicou a diferença entre os fungos e as bactérias, e suas formas.
    Após as explicações, fomos direto para a prática. As meninas foram separadas em duplas e foram colocadas placas de petri com bactérias e fungos para cada dupla. Foi perguntado se sabiam diferenciar fungos e bactérias; houve a replicagem em uma outra placa; e depois, as meninas olharam essas mesmas bactérias e fungos no microscópio.
    No final dessa atividade prática, Foi deixada uma tarefinha para elas desenharem o que viram no microscópio e o que mais gostaram de fazer no laboratório.

Fotos da Oficina: