Matemática
Que matéria na escola provoca mais medo nos alunos, por vezes fobia e bloqueios, gerando dificuldades até aos professores? Seguramente alguém responderá: Matemática! Até o nome dela assusta… Verdadeiramente ela é capaz de provocar os mais horríveis pesadelos na cabeça de alguns dos estudantes. Sendo assim, esta oficina teve como objetivo apresentar a Matemática de uma forma diferente. Foi oportunizado às alunas buscar informações sobre a Matemática de maneira investigativa (como uma “stalker”) utilizando a metodologia da resolução de problemas, com a finalidade de interagir com a Matemática (embora não sem a vontade dela e sim) de maneira prazerosa, por meio de atividades lúdicas, estimulando a autoconfiança, quebrando paradigmas e estabelecendo um bom relacionamento com a mesma.
As meninas foram levadas até ao Laboratório de Geometria onde elas puderam ver alguns sólidos geométricos. A professora Thays e sua aluna Iloa se apresentaram e contaram um pouquinho da trajetória delas na Matemática. Além disso, como o nome da oficina diz: #stalkeandoaboatematica, as meninas puderam em sala “stalkear” sobre a vida de mulheres importantes na Matemática. Elas também foram levadas ao Laboratório de Ensino e Educação Matemática e puderam ver de pertinho alguns jogos matemáticos. E, finalmente, foram propostas 2 atividades para resolverem juntas, onde todas elas foram incríveis.