O estigma de Lara Cront: a arqueologia para mulheres e as mulheres na arqueologia

2ª edição

Arqueologia

    A personagem de videogames, filmes e séries Lara Croft é apresentada tardiamente na década de 1990 como a representante mulher num universo de Indiana’s Jones. Fato que espelha a história da arqueologia, basicamente formada e representada por homens. Mas por que os homens ganharam tanto destaque na arqueologia? Quais as principais dificuldades em ser uma arqueóloga? No universo dos “homens das cavernas” não havia mulheres? 

    Durante a realização da oficina, além de ter sido apresentado um pouco do universo da arqueologia, também foi -se discutido as problemáticas que as mulheres enfrentam nessa profissão, e em como isso é um reflexo da forma em que a sociedade enxerga a mulher. Assim, como ocorreu a realização de pequenas dinâmicas ao longo das explicações com as crianças.

    Houve também a divulgação dos projetos feitos pela instituição da UFMS, que contemplam a comunidade escolar, como por exemplo o agendamento para a visita de alunos de escolas públicas e privadas para conhecerem o museu e a oficina de arqueologia localizadas na Unidade III.

Fotos da Oficina: