Oficina de Geografia
A oficina de Geografia foi conduzida pela professora Ana Carolina Torelli Marquezini Faccin e pelas monitoras Lylianne Chaparro Magalhaes e Rayssa Aparecida Pinheiro Noveli. O título da oficina foi: A dança da Terra ao redor do Sol. A oficina aconteceu no dia 28 de agosto de 2021, as 13:30h, pelo Google Meet e contou com a presença de 16 alunas.
O objetivo geral da oficina foi apresentar conceitos fundamentais do formato do nosso planeta e sua interação rotacional com o Sol, relacionando esses movimentos como uma dança que dura o período de um ano e cujos passos são as quatro estações (primavera, verão, outono e inverno).
O maior desafio era lidar com esse conteúdo para diferentes idades; assim, foi elaborado um roteiro mestre, prevendo atividades mais teóricas (palestra da professora responsável, contando como a Geografia e a Ciência mudaram sua vida), passando para a oficina propriamente dita, com utilização de vídeo montagem original com os conceitos (rotação, translação, coordenadas geográficas, GPS no cotidiano) e jogos de perguntas e respostas em times (com disputa por brindes próprios da oficina de Geografia), com organização e condução das duas monitoras. A professora participou mostrando um modelo de planetário e uma atividade envolvendo uma laranja representando o planeta seria desenvolvida (com desenho da linha do equador como ponto equinócio e linhas dos trópicos marcando as estações para o movimento de solstício), mas a monitora responsável teve problemas de conexão.
Houve problemas com a internet mas, de maneira geral, houve um retorno imediato, pois muitas meninas participantes relataram que até tinham tido o conteúdo de movimentos da Terra na escola, mas que nunca haviam relacionado com a existência das quatro estações do ano. Esse era o objetivo da oficina: deixar claro que o formato do planeta é algo fora de questionamento (combatendo de maneira indireta discursos anti-ciência, negacionistas) e que seus movimentos podem ser observados em nosso dia a dia, com o auxílio de recursos simples para reforçar o aprendizado científico.