A química no cotidiano

Postado por: GABRIELA TAVARES DA SILVA

A química no cotidiano

Oficina de Química

A oficina de Química foi conduzida pela professora Hemiryan Mayckhe Trazzi de Oliveira e pelas monitoras Bruna Soares de Lacerda e Sarah Dyanne De Souza Ancina. O título da oficina foi: A química do Cotidiano. A oficina aconteceu no dia 25 de setembro de 2021, as 10:30h, pelo Google Meet e contou com a presença de 18 alunas.

O tema desenvolvido foi: Água. A manhã de sábado do dia 25/09 foi dividida em quatro partes onde contou com a apresentação das responsáveis, vídeo, slides, experimentos e quiz, buscando primeiramente a compreensão e interação com as participantes. A oficina começou com um bate-papo rápido onde ocorreu o primeiro contato com as alunas e logo depois houve a apresentação da Professora responsável e das monitoras. A apresentação foi curta e obteve auxílio dos slides. Após as apresentações foi apresentado um vídeo curto onde o tema abordado foi: “A Química no Cotidiano” e logo depois foi introduzida a relação da química com a água. Após o vídeo animado houve a apresentação de dois slides onde a monitora Bruna comentou sobre a água e a sua importância e a monitora Sarah explicou as reações químicas. Nesse momento as monitoras instigavam as participantes com perguntas relacionadas ao tema para que houvesse uma interação maior.

A participação das alunas se deu por meio do microfone, pois a internet estava fraca então todas estavam com as câmeras desligadas e só abriam quando iam comentar algo. As explicações foram elaboradas em uma linguagem simples para que atendesse o público infantil, além dos slides e vídeos serem visualmente atrativos para a idade das referidas alunas. Após as explicações, as monitoras realizaram dois experimentos: um relacionado ao pH da água e outro sobre a tensão superficial. A maioria das meninas participaram, pois, as monitoras pediram o material uma semana antes e buscaram utilizar elementos fáceis de serem encontrados/manuseados. O material utilizado foi a purpurina, detergente e um recipiente transparente. Ao aplicarem uma gota de detergente, a purpurina se dissipou e as alunas ficaram encantadas com a quebra das moléculas. O outro experimento foi realizado com o repolho roxo pela monitora Sarah que demonstrava o pH das soluções. As mudanças de cores deixaram as meninas extasiadas, tecendo diversos comentários. O quiz veio para finalizar a oficina, porém as respostas eram realizadas no chat e todas as meninas replicavam o que a primeira colocava. Em seguida foi feito um sorteio de uma caneca e de um livro onde as alunas Rebeca e Marina tiraram a sorte grande.

A oficina foi uma experiência grandiosa e diferente por ter sido por chamada de vídeo, logo houve bastante ensaio das monitoras com a Professora para que não ocorresse erros nos compartilhamentos e cada minuto foi anotado. A participação das alunas não foi tão frequente, pois havia problemas de conexão e o mundo virtual acaba distanciando a interação entre aluno/professor. Além disso, o quiz deveria ter sido repensado, pois todas utilizavam a mesma resposta.

Apesar das questões tecnológicas, a oficina ocorreu de maneira satisfatória e edificante para a aquisição de novos conhecimentos tanto das responsáveis quanto das participantes. Ao final do encontro as alunas deram diversos feedbacks e agradeceram, além de constataram que gostaram da maneira com que a manhã foi conduzida.