Bailão do Brejo: a reprodução dos anfíbios

Oficina de Zoologia

A oficina de Zoologia foi conduzida pela professora Roberta Azeredo Murta da Fonseca, pela técnica Daly Roxana Castro Padilha e pelas monitoras Luciana Chalis Soquere e Brunna Roberta Lopes de Araújo. O título da oficina foi: Balão do brejo: a reprodução dos anfíbios. A oficina aconteceu no dia 25 de setembro de 2021, as 13:30h, pelo Google Meet e contou com a presença de 17 alunas. 

A programação foi elaborada meses antes da data prevista, contando com reuniões para organização e confecção das apresentações de slides. Foi elaborada uma dinâmica que contou com o apoio de alunos voluntários para ser testada, analisar o nível de dificuldade e também para o controle do tempo. 

A oficina foi transmitida através do Google Meet. Inicialmente a professora Roberta se apresentou e interagiu com as meninas e fez a chamada para computar as presenças. Em seguida transmitiu a apresentação da técnica Daly, que contou a sua história, as experiências que a graduação ofereceu, os lugares que já viajou para fazer pesquisas e aonde a Ciência a levou. Também explicou que ser cientista é estar em contato direto com a natureza. Em seguida, a professora Roberta apresentou sua história e as cidades e países que teve a oportunidade de fazer pesquisas. Nesse momento houve muita interação das alunas com a professora, pois as fotos instigaram a curiosidade das meninas, que passaram a fazer perguntas a respeito dos animais que a professora já conheceu.

As monitoras Brunna e Luciana se apresentaram brevemente e em seguida foi transmitido um vídeo de seis minutos explicando o que é a zoologia, como é o trabalho de uma zoóloga, quem são os anuros e a diferença entre eles e como uma bióloga reconhece espécies de anfíbios através da vocalização (canto). Em seguida foram passadas as orientações da dinâmica. A dinâmica foi um jogo da memória com fotos e sons de vocalização de anfíbios brasileiros, onde eram apresentados os sapos, rãs e pererecas associados aos seus cantos. As meninas deveriam responder um quiz para associar a espécie de anuro à sua respectiva vocalização. A aluna que acertasse o maior número de cantos ganharia um livro como prêmio. Foi muito satisfatória a interação com as alunas mesmo sendo uma reunião online. As alunas saíram com o conhecimento do que é a área da zoologia e de como a Ciência pode nos levar além fazendo o que gostamos.